Tailo Mateus Gonsalves

I’m a software developer, minimalist who is passionate about helping people become more capable and productive with good habits.

I created this website in order to share my experiments in becoming a more effective and explores what it means to live a good life.

Sobre a faculdade

Esse artigo relata alguns momentos que vivi na faculdade no curso de Sistemas de informação

Nesses quatro anos e meio aprendi muita coisa, sendo em computação, empreendedorismo, sobre a vida e outras tantas coisas.

Possui uma discussão na internet sobre fazer ou não faculdade de computação, você verá muitas opiniões sobre não fazer. Realmente, a faculdade não vai tornar ninguém um gênio, mas ela abre algumas portas, talvez o primeiro emprego, conhecer várias pessoas, várias oportunidades, basta aproveitar o máximo.

Tive a oportunidade de conhecer Porto Alegre, em uma visita a estudos, conheci algumas empresas, como:

Aquiris — Desenvolvimento de jogos

Dell

Microsoft

Além dessas empresas, conheci outras coisas, como, museu sobre Alan Turing.

Máquina de Turing:

Robôs:

E ainda sobrou tempo para uma passada na arena do grêmio, talvez algum dia retorne para ver uma partida de futebol.

Uma das melhores experiências foi conhecer a vinícola Peterlongo, obtive outra visão sobre esse grande mercado.

Durante meu percurso acadêmico, adquiri uma bolsa de pesquisa, com o assunto: Projeto e protótipo de ferramenta de gerenciamento de projetos adaptada ao processo de criação, eis a minha apresentação:

Participei da maratona de programação por três anos e outras competições relacionadas, basicamente, é formado um time de três pessoas com um computador, onde possuem um tempo para resolver uma quantidade x de problemas relacionados à lógica, matemática e outros assuntos. O objetivo principal é fazer a maior quantidade de problemas em menos tempo. Aqui aprendi a trabalhar em equipe, ouvir ideias de outras pessoas e possuir mais responsabilidade na hora de decisão, afinal sua escolha pode influenciar a posição de todo um time.

Vou colocar apenas algumas fotos, julguei as mais importantes:

A grade do curso é composta por cerca de 50 matérias, entre elas, algumas ruins (maioria), outras boas, porém, tenho apenas uma imagem sobre as matérias:

Foram quatro anos e meio de muito aprendizado, não só por conta da faculdade, mas pelo meu esforço em correr atrás do conhecimento. Muitas noites dormindo pouco, muitos problemas e pouco reconhecimento.

Entre tantos problemas e com desesperança sobre muitas questões da vida, agradeço a Laura, que sempre ficou ao meu lado, desde o tempo que pegávamos a lotação e eu dormia em sua aconchegante ombro hehehehe.

Fica apenas uma imagem que representa um momento e um sentimento que as coisas algum dia podem melhorar:

CONCLUSÃO

Se possuir a oportunidade de cursar uma faculdade, indiferente do curso. Faça. Algumas portas se abrem, mas não espere as coisas caírem do céu. Algum dia tudo isso vai ter valido a pena.