Tailo Mateus Gonsalves

I’m a software developer, minimalist who is passionate about helping people become more capable and productive with good habits.

I created this website in order to share my experiments in becoming a more effective and explores what it means to live a good life.

Monitorando meus dados #2 - StayFree

Meus dados de acessos

Você pode ver os outros artigos dessa série aqui:

Em 2018, o brasileiro gastava em média 9 horas em 14 minutos diários, essa estatística está diretamente ligada com o desenvolvimento das relações e na formação de nossa identidade.

Desde a explosão do uso de celulares algumas derivações do minimalismo tem sido criado. O minimalismo digital surgiu com o intuito de fazer uso mais consciente do mundo tecnológico. Com essa premissa, existem alguns aplicativos para quebrar o ciclo do vicio digital. O StayFree calcula a quantidade de horas gastas no celular e quais aplicativos estão sendo usados e mais acessados.

O layout é muito simples e de fácil entendimento. Além disso, contém alguns gráficos de curta duração, longo prazo, e quanto tempo foi gasto em cada aplicativo instalado durante o dia e na semana.

Com essa imagem sobre um dia (dados de uma terça-feira), consigo retirar algumas informações importantes:

  • Tempo gasto no dia é de 1h 9m;
  • Thenx (app para fazer exercícios) é o aplicativo com maior tempo gasto, sendo de 51m;
  • Neste dia, o Gmail e o Nubank possuíram mais acessos, totalizando 4 cada.

Com a imagem da semana, torna-se perceptível a evolução do consumo e do tempo gasto estatisticamente. Dados importantes:

  • Tempo gasto na semana é de 12h 30m
  • Youtube é o aplicativo mais usado na semana

Mesmo usando a maioria dos aplicativos para um fim positivo. Ao analisar no longo prazo (por exemplo, 1 mês), consigo perceber que o tempo no celular ainda está alto. StayFree tem me ajudado a me tornar mais consciente sobre meu tempo e a identificar possíveis falhas e pontos de melhorias.