Tailo Mateus Gonsalves

I’m a software developer, minimalist who is passionate about helping people become more capable and productive with good habits.

I created this website in order to share my experiments in becoming a more effective and explores what it means to live a good life.

Monitorando meus dados #1 - MyFitnessPal

Um pouco sobre meus hábitos alimentares

Essa série é inspirada nos artigos do Diego Eis, em como ele monitora os dados que produz. Porém, os aplicativos apresentados por mim, são parte do que eu uso e me auxiliam a ter um controle maior sobre a minha vida.

Ganhar peso de forma saudável sempre foi um problema para mim. Muitas vezes com a correria do dia, acabo comendo alguma coisa rápida para não “perder muito tempo”. Para solucionar esse problema, encontrei o MyFitnessPal, esse aplicativo é um contador de calorias, e funciona como um diário de alimentos. Também possui outros recursos, como controle de ingestão de água e monitoramento de atividades físicas. No momento estou usando apenas os recursos nutricionais. Para usar o aplicativo é preciso criar uma conta, preencher informações sobre seu perfil e qual o objetivo.

Boa parte dos dados contidos sobre os alimentos são contribuídos pela comunidade, em muitos casos essas informações não são confiáveis. Porém, a própria empresa possui uma equipe que verifica informações sobre os alimentos e disponibilizam uma tag em registros verificados. Além disso, consigo inspecionar as embalagens pelo leitor de código de barras. Nesse caso, a própria fabricante disponibiliza os dados atualizados do produto.

OBS: Sempre cabe desconfiar de informações exageradas e investigar mais a fundo, caso algo esteja visivelmente errado. Indiferente da área ou da ocasião, uma massa de dados pode conter informações incorretas, podemos observar isso com os dados disponibilizados sobre estudos para tratamentos para a COVID-19.

Um pouco sobre os meus dados em um único dia. Quantidade de calorias e distribuição entre as refeições:

Divisão dos macros e acompanhamento do objetivo para o dia:

Com essas imagens consigo retirar alguns dados importantes:

  • O almoço esta sendo minha menor refeição (Agora sei qual refeição melhorar)
  • Estou consumindo menos gordura boa do que o estipulado
  • O consumo de carboidratos passou do limite
  • Mesmo com o aplicativo me ajudando, ainda preciso comer um pouco mais

Nos primeiros dias de interação com o aplicativo, o usuário precisa criar a sua própria base alimentar. Mas com o tempo os alimentos e a quantidade ficam registrados em um histórico, isso torna a inserção diária mais rápida e prático.

Apesar de não ser 100% preciso, mesmo assim é recomendável. Muitas vezes nos preocupamos em fazer algo perfeitamente e acabamos esquecendo que fazer algo é melhor que nada.