Tailo Mateus Gonsalves

I’m a software developer, minimalist who is passionate about helping people become more capable and productive with good habits.

I created this website in order to share my experiments in becoming a more effective and explores what it means to live a good life.

Não é sobre objetivos, é o processo

Esqueça os objetivos

Frequentemente pensamos que nossos objetivos são todos sobre o resultado. Nós vemos o sucesso como um objetivo que pode ser alcançado e completado.

Aqui estão alguns exemplos comuns:

  • Saúde: “Se eu perder 10 quilos, então vou estar em forma”.
  • Escrita: “Se eu escrever um best-seller, então serei um bom escritor”.
  • Arte: “Se eu pudesse colocar meu trabalho em uma galeria maior, teria a credibilidade de que preciso”.

Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais categorizamos o sucesso como algo único.

Mas se você olhar para as pessoas que estão consistentemente alcançando seus objetivos, você começa a perceber que não são os objetivos ou os resultados que os tornam diferentes. É o compromisso deles com o processo. Eles se apaixonam pela prática diária.

O que é engraçado, é que esse foco no processo é o que permitirá que você aproveite os resultados.

Se você quer ser um grande escritor, então ter um livro best-seller é maravilhoso. Mas a única maneira de alcançar esse resultado é se apaixonar pelo processo de escrita.

Se você quer estar na melhor forma de sua vida, então perder 10 quilos pode ser necessário. Mas a única maneira de alcançar esse resultado é se apaixonar pelo processo de se alimentar de forma saudável e se exercitar de forma consistente.

Se você quer se tornar significativamente melhor em qualquer coisa, você tem que se apaixonar pelo processo de fazê-lo. Você tem que se apaixonar por construir a identidade de alguém que faz o trabalho, em vez de simplesmente sonhar com os resultados que deseja.

As ideias desse texto foram adaptadas do site do James Clear. A forma que penso e tento viver minha vida, devo muito ao conhecimento e a experiência do James.