Tailo Mateus Gonsalves

I’m a software developer, minimalist who is passionate about helping people become more capable and productive with good habits.

I created this website in order to share my experiments in becoming a more effective and explores what it means to live a good life.

Como aprender mais rápido

Dicas e conceito

Essa é uma curva logarítmica, observe que o crescimento no lado esquerdo é muito rápido. Isso é equivalente ao nosso aprendizado. No início, aprendemos muita coisa, mas ao passar do tempo nosso progresso vai apenas mantendo uma constância. Isso significa que quanto mais você aprende, mais lento o progresso tende a se tornar. Josh Kaufman, autor do livro “As primeiras 20 horas”, explica alguns processos para aprender mais rápido.

Desconstrua a habilidade

Por exemplo, digamos que você queira aprender a programar em um nível de competência. Após algumas pesquisas você vai perceber que pode dividir o objetivo em sub-habilidades:

  • Compreender como o computador compila o código;
  • Escolher e compreender as funções das linguagens de programação;
  • Fazer o primeiro “Hello World” com alguma linguagem de programação.

Essa lista pode ser muito maior e com a ordem diferente. O objetivo principal é dividir o que você realmente quer, em pequenas ações praticáveis. Fundamental para traçar o caminho que vai percorrer.

Por exemplo, se planeja fazer um site próprio com as próprias mãos e esforço. Então, provavelmente é um desperdício de tempo aprender linguagens próprias para desktop ou aplicativos mobile.

Aprenda a sub-habilidade

Nesta etapa, você precisa aprender o suficiente sobre cada sub-habilidade listada acima. É fundamental fazer pesquisas e encontrar um bom material para aprender. Porém, é ainda mais importante escolher algo e iniciar logo a prática. Não foque em aprender toda a teoria, enquanto coloca a mão na massa, vai acabar precisando ler e pesquisar sobre coisas que ainda não sabe.

Elimine as barreiras

Você precisa eliminar qualquer coisa que possa atrapalhar o aprendizado. Especialmente quando a motivação se torna uma barreira. Depois de alguns dias, toda essa motivação vai desaparecendo e seu cérebro vai criar desculpas para não fazer algo.

Porém, encontrar um parceiro para fazer a nova habilidade, pode ajudar quando alguém tentar falhar. Outra forma, é sempre pensar onde quer chegar. Imaginar seu eu do futuro, vai ajudar a manter seus sonhos intactos.

Sempre que possível, pergunte-se, por que eu não fiz isso hoje? E o que posso fazer para que isso nunca mais aconteça?

Pratique

Pratique, mas faça isso acompanhando seu progresso. Pratique de forma inteligente. Por exemplo, estude uma nova linguagem prestando atenção, tentando falar a nova língua, fazendo exercícios, faça a prática ativa.

1 - Pratique até alcançar suas metas de sub-habilidade;

2 - Use um temporizador para focar na prática.

Dicas para aprender

  • Observe as pessoas que são referências na habilidade escolhida;
  • Encontre um professor ou um curso para acelerar o aprendizado, além de acelerar seu progresso inicial, também pode servir como motivação, tornando-se um compromisso;
  • Registre sua prática ou peça feedback para outras pessoas;
  • Seja consistente. Tente praticar todos os dias, mesmo com o tempo de duração menor;
  • Arrisque-se. Se você quer falar uma nova língua, então converse com falantes nativos;
  • Não espere pelo momento perfeito. Comece hoje e cometa muitos erros, o máximo que conseguir.